Orientais no Oscar.

Na premiação do Oscar deste ano, podemos perceber uma considerável mudança após o boicote em 2016 por parte de artistas afro-americanos em função da ausência de negros na lista de indicados à premiação. A polêmica ganhou a hashtag #OscarSoWhite que viralizou pelo mundo.

Se no ano passado os indicados eram todos brancos, neste ano, dos nove indicados na categoria de melhor filme, em três o tema da questão racial está presente. E isso é um avanço.

No que se refere aos atores indicados com ascendência da ásia oriental , o cenário ainda é um pouco diferente. Temos poucos atores orientais em papeis que possibilitem gerar visibilidade e, quem sabe, alguma possível indicação.

Entretanto, se no mercado audiovisual ainda há certa resistência em escalar atores orientais, temos profissionais como produtores, editores, escritores, sonoplastas, entre outras funções onde o profissional pode ser julgado pela sua competência, experiência, formação… e não pela sua aparência física, algo ainda presente na carreira de ator para poder trabalhar.

A boa notícia é que no Oscar deste ano temos sim orientais indicados. São talentos que merecem o nosso reconhecimento, pois seu trabalho é de extrema importância. Quanto mais orientais tivermos no cinema, seja escrevendo, dirigindo, produzindo, poderemos ter a autonomia de decidir e inserir o oriental nas histórias.

Aqui estão as participações de orientais no Oscar 2017! Uma salva de palmas!

02b

TOSHIO SUZUKI é um dos produtores de “A Tartaruga Vermelha” indicado a Melhor Filme de Animação. Toshio foi parceiro de Hayao Miyazaki e ambos fundaram o renomado Studio Ghibli que possui sucessos como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Vizinho Totoro”.

“A Tartaruga Vermelha” é uma fábula que traz a magia, o poético, a doçura, o amor, a simplicidade que vai te emocionar. Após sobreviver a um naufrágio, um homem se vê em uma ilha completamente deserta. Lá ele consegue se manter, através da pesca, e e tenta construir uma jangada que lhe permita deixar o local. Só que, sempre que ele parte com a embarcação, ela é destruída por um ser misterioso. Logo ele descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

04

A sonoplasta e diretora de som, AI-LING LEE, tem 2 indicações por “La La Land – Cantando Estações”. Ela concorre nas categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Este musical é recordista em indicações no Oscar em 14 categorias.

05

O editor de filme, TOM CROSS, concorre na categoria de Melhor Edição por “La La Land – Cantando Estações”. Tom já ganhou o Oscar por “Whiplash – Em busca da perfeição” em 2014.

No filme “La La Land – Cantando Estações”, um pianista de jazz ao chegar em Los Angeles conhece uma atriz iniciante e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso.

03

O livro “História da Sua Vida” de TED CHIANG foi adaptado para o cinema no filme “A Chegada” que está indicado ao prêmio de Melhor Roteiro Adaptado de Eric Heisserer.

Este filme fala sobre seres interplanetários que deixam marcas na Terra e uma linguista, especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a sua vida e a existência de toda a humanidade.

06

JOANNA NATASEGARA produziu o documentário “Os Capacetes Brancos”. O filme concorre na categoria de Melhor Documentário em Curta-Metragem e é sobre um grupo de voluntários que protege sírios da Guerra Civil Síria. Disponível no Netflix.

Por Marcos Miura – ator, roteirista e empreendedor

Anúncios

Um comentário em “Orientais no Oscar.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s